sexta-feira, 13 de julho de 2007

Número 18 - 13/07/2007

Nota da Direcção: por falta de comparência do Jornalista destacado, ou de outros voluntários, a crónica desta semana será composta apenas pelo resultado, e marcha do marcador. Intencionalmente os marcadores dos golos não são referenciados, pois os principais marcadores nunca até hoje contribuiram para este Blog, pelo que seriam os principais beneficiados.

Moeda da Direcção: Entretanto, e dando proveito à fama de os funcionários públicos não terem muito o que fazer, Pedro Cabica escreveu e enviou-nos uma crónica do último encontro. Por respeito pelo raro esforço de um funcionário do Estado, publicamos o trabalho logo após a ficha do jogo.

12/07/2007, Playhouse, 19h00

Com Colete, 10 - Sem Colete, 4

Ficha de Jogo:

CCB: Jorge Sousa, Roman, Vieira, Tony, Castanheira, Pedro Bento

SCP: João, Cabica, António, Diogo, Ricardo, Tiago

Marcha do Marcador:

CCB - SCP:
1-0, 2-0, 2-1, 2-2, 3-2, 4-2, 5-2, 5-3, 6-3, 6-4, 7-4, 8-4, 9-4, 10-4

Crónica:

Se o fim fosse o início

20 horas do dia 12 de Julho de 2007, o sr. Gois decide dar por terminada a partida no playhouse de Pinhal Novo. A expressão facial do sr. Gois era o espelho da exibição da sua equipa, o SCP. Talvez o facto de ser sem coletista tenha originado a aplicação do seu poder decisório dando por finda a partida, evitando desta forma uma nova goleada da congénere rival, porventura, quiçá, novo dissabor emocional. Um homem não é de ferro nem há coração que aguente tanta humilhação, o sr Gois não foge à regra.

Num dos vários relvados verdes da magnífica estrutura onde o espectáculo decorria os CCB terminavam a partida da melhor forma possível, tendo em Toni o seu principal municiador e construtor de jogo, nem o facto de ter feito um jogo apenas razoável o impediu de continuar a ser o elemento gerador de imprevisibilidade, de todos os elementos participantes é o que maiores desequilíbrios provoca. No lance anterior ao 9-4 final já Jorge Sousa tinha bisado, a demonstrar grande capacidade emocional após o ping pong de palavras semanal, bastante vergonhoso, entre o próprio e o seu marcador directo de seu nome do meio Cabica. Esta ocorrência foi largamente publicada e publicitada na principal imprensa desportiva regional do país, a qual atingiu níveis de audiência nunca antes registados. Os 2 últimos golos do SCP foram marcados pelo melhor jogador em campo desta promissora equipa que tarda em encontrar-se, que tarda também em encontrar o paradeiro de Simão Neves, que por fim tarda em encontar um rumo regular de vitórias. Cabica ficou em branco mais uma vez derivado ao facto de não gostar de preto, Ventura provocou novo estímulo na sua equipa ao fazer o tento da igualdade (2-2), sol de pouca dura, porque antes do 2-1 marcado pelo mustang António, já a equipa sem coletista perdia por 2-0.

A história do jogo ficou marcada pelos segundos iniciais com o resultado em branco, o que define na perfeição o equilíbrio constante em ambas as equipas nesta fase do jogo.

O apito inicial fez-se ecoar por volta das 19 horas, com a esperança dum resultado positivo da parte do SCP a invadir de palpitações o coração de melão do Sr. Gois.

Apreciação Individual (1-5):

CCB:
- Vieira (3) - Muito certinho, imagem de marca deste jogador, algumas hesitações e precipitações quando tem alguns jogadores adversários actuantes em pressão alta. Não comprometeu, inteirando-se bem na manobra atacante da sua equipa.
- Roman (4) - Dos jogadores mais cobiçados pelas 2 equipas. Faz bom uso do porte físico revelando-se por vezes uma autêntica muralha. Nota-se alguma quebra física, recuperável quando o CCB faz a rotatividade de Guarda redes.
- Pedro Bento (4) - Bisou, quanto a nós o jogador mais discreto, quase não se dá por ele, mas portador uma eficiência e de um sentido táctico impressionante. Jogador tecnicamente evoluido. Com maior poder de explosão ainda dará mais que falar.
- Castanheira (3) - O golinho da ordem, boa técnica e velocidade é a imagem de marca deste voluntarioso jogador, só necessita de ler melhor o jogo, ou seja jogar de cabeça levantada.
- Toni (4) - Se se pudesse atribuir um 3,8 era a nota que levava, já fez melhores jogos, mas decididamente é o jogador com mais talento a nível técnico das 2 equipas. Imprevísivel, muito rápido e imprescindível nesta equipa. Quando não joga, a sua falta é notória. Muito mais maduro.
- Jorge Sousa (4) - Outro jogador que poderia levar a mesma nota de Toni. Parece uma frase feita, não o é. Desgasta a defesa adversária, cria linhas de passe, tem bom jogo de cintura, inteligente na forma como utiliza o corpo para ganhar diversos lances. Mais 2 golos para a média final.

SCP:
- Tiago (2) - Ontem não fez os impossíveis, nem sempre é possível, mal batido em 2 golos, não fosse esse facto, teria nota 3. Melhorou nas saídas.
- Cabica (3) - Às vezes dá pena ver este jogador tão voluntarioso, bastas vezes obrigado a preencher várias zonas do campo quase em simultâneo para compensar algumas falhas defensivas dos seus colegas, com isto não consegue explanar todo o seu potencial, que o tem e que precisa ser trabalhado. Tem revelado alguma falta de confiança, necessita melhorar a técnica. Não comprometeu. Bem nos lances de bola parada, principalmente nos pontapés de canto.
- Ricardo (4) - Foi o melhor jogador desta equipa, marcou 2 golos muito importantes, actuou numa zona mais central do terreno, mais a habituado a descair para o lado direito. Palmelense e Quintajense choram por ele.
- Diogo (2) - Queixou-se em demasia das faltas por assinalar, complicou o que era fácil, não deixa de ser um grande jogador. Precisa de perceber que o futebol tem de ser jogado de forma simples apesar de todo o potencial.
- António (2) - O melhor jogador do SCP parece desmotivado, necessita de estímulo e incentivo, talvez devesse ser ele o o maestro desta equipa, ou de uma equipa com muito maiores ambições.
- João Ventura (3) - O marcador do golo mais bonito da história do Indoor também não tem possibilidade de explanar o seu futebol, também ele tem de sair da sua posição natural para procurar ocupar os espaços de forma a arrastar consigo os centrais para permitir a finalização dos médios interiores. O golo marcado na passada semana pode ser visionado na Reboleusport.

Adepto da semana: Sr. Gois.

18 comentários:

Anónimo disse...

Eu até me voluntariei e enviei uma pseudo crónica para apreciação da direcção da Rebola,que por bem decidiu não publicá-la.

ESTOU SOLIDÁRIO com a direcção, e apreensivo com um possivel fecho do jornal. É giro ver pontos de vista diferentes, puxar pela imaginação, exercitar a escrita, o cérebro e acima de tudo saber como se convive com as criticas e discordancias e não escrever unicamente para criticar.

Anónimo disse...

Venho por este meio pedir desculpa ao sr. gois, pois não vai ter possibilidade de ler a pseudo crónica que foi enviada, e censurada :) pela direcção da Rebola , como se suspeita com ligações ao engº Sousa , e que tinha como adepto da semana o próprio. Ao sr. Gois as mais sinceras desculpas.

Anónimo disse...

para finalizar, eu podia armar-me em Chico esperto e transcrever todo o texto para aqui, mas vou respeitar a direcção. Já não basta ter talento para nada, como me tirarem golos e censurar o que (não) escrevo.
mas também, o que é que isso interessa, lavoisier quando foi mandado para a gulhotina alguém disse "A França não precisa de cientistas para nada... :)

Anónimo disse...

No final do encontro houve uma intensa discussão sobre a validade do quarto golo do CCB. A determinada altura um elemento dessa equipa sugeriu que esse golo fosse retirado da contabilidade. Penso que não faria muito sentido, já o que resultado já estava homologado. Por isso, o facto de não terem retirado o golo tem toda a lógica. Já o facto de terem adicionado um golo extra tem uma lógica que me escapa. Tendo o resultado final sido 9-4, de onde surgiu o 10º golo? Terá sido a necessidade do CCB humilhar o seu rival, só para se gabar de ter chegado aos dois algarismos (o que todos sabemos que não aconteceu)?

Anónimo disse...

Sim , mas também o que é que isso interessa, se antes desse episódio o resultado iniciou-se com um fantástico e muitissimo desejado 0-0.
Quanto ao 10º golo,só se foi o que se passou na ´epoca 72-73, em que o verdadeiro e enorme SCP venceu o FCP nas Antas por 3-2, sendo o 2º golo do porto marcado pelo seu apanha bolas. Antes já Vítor Damas tinha defendido 2 penaltis, mandados repetir até entrar o 1º golo dos Pintos Dourados.
Provavelmente o 10º golo dos CCB foi posto no placard ele´ctrónico por alguèm à revelia do Sr,. Gois que como se sabe tem o seu coração despido de coletes.

Anónimo disse...

Dassaev, Zanetti,Beckenbauer, Baresi,Lahm, Lother Mathaus;Luís Figo, MARADONA; Zico ;Gary Lineker, Marco Van Basten.

Suplentes: Buffon,Cafu,Ricardo Rocha (Brasil) Lorent Blanc,Roberto Carlos,Redondo,C. Ronaldo, Nedved,Zidane,Drogba,Karl Heins Rommeninge.

Anónimo disse...

Já viram como o CCB deixou de inflingir goleadas? Agora só dos 10 para baixo, já se vai notando algum equilibrio...O scp já vai conhecendo as manhas dos jogadores rivais. É só a ma´quina começar a engrenar que a mior parte das vitórias serão do scp. Sem dúvida.

Anónimo disse...

Não acho correcto não serem publicados os marcadores dos golos desta semana e não considero a justificação coerente.
"Intencionalmente os marcadores dos golos não são referenciados, pois os principais marcadores nunca até hoje contribuiram para este Blog, pelo que seriam os principais beneficiados."

Na semana em que a equipa com colete perdeu por 16-8, 13 dos golos da equipa sem colete foram apontados pelo Diogo e pelo António e não os vejo a contribuir mais que eu,Tony, Ricardo ou Jorge (principais marcadores da semana passada) para este blog.

Se o objectivo é levar mais pessoas a participar no blog penso que esta não é a melhor forma.

Pessoalmente gosto de ver as opiniões de cada um e as estatisticas publicadas pelo Jorge mas estaria mais preocupado se houvesse falta de participação nos jogos e felizmente isso não temos. Se o problema é arranjar quem faça a crónica então sugiro que se coloque só o resultado, marcha do marcador e marcadores. Se houver uma alma que se ofereça para a crónica, melhor.

Acho que estamos todos de parabéns por conseguirmos jogar há mais de um ano e espero que continuemos a jogar por muitos mais, com ou sem blog.

Anónimo disse...

Caro Pedro e restantes colegas de pontapé na chincha, por uma questão de rigor deve dizer-se que a direcção d'"A Rebola" é constituída por dois elementos, os dois pseudo-capitães das duas equipas. Não sei se havia dúvidas em relação a isso, mas esclareço-as de qualquer forma. Tudo para dizer que a opção de não publicar os marcadores dos golos não foi do capitão da equipa mais vezes derrotada. Não pretendo que o ónibus da questão caia sobre mim, nem ser o bode respiratório da mesma.

No entanto, respeito as decisões do outro editor e não me passa pela cabeça mexer no trabalho blogueiro-jornalístico dele. Se ele decidiu retaliar contra a falta de iniciativa cronística de alguns elementos, terá os seus motivos.

Em relação à irregularidade de actualização d'"A Rebola", compreendo que esperassem mais da minha pessoa, derivado (adoro esta palavra) à minha profissão, mas tenho dois motivos para não contribuir mais: 1) É difícil manter o nível semana após semana, às tantas as expressões são as mesmas, as piadas também... É pouco estimulante. 2) Gosto de conhecer a visão dos outros sobre o assunto e acho que é mais interessante assim. Como a disponibilidade não parece ser muita, ficamos assim. Como em tantas coisas deste país, o blog não é para se fazer, é para se ir fazendo.

Anónimo disse...

A direcção pode decidir o que quiser, desde que estejamos lá 12, com vontade de jogar às 5ªs feiras pelas 18:30 para mim está optimo.

Anónimo disse...

De facto o importante é jogarmos, mas também não deixa de ser interessante continuarmos com o jornal. Se se mantiver a estrutura e cair na rotina que mal há nisso?
O que se inovou nos principais pasquins, na moda, no desporto, na música nos últimos anos? O que há para inventar? Pouco se inovou e muito se reinventou, em todas áreas sociais. Aliás a linguagem própria funciona muita das vezes como a imagem de marca de determinado autor, cronista, jornalista, escritor, letrista etc. Todos eles fidelizam um determinado público,porque o mesmo se revê ou não na informação/mensagem transmitida. Hoje em dia pouco ou nada há para inventar em termos literários, artísticos ou jornalisticos,se calhar há muito por descobrir ao nivel cientifico e até mesmo místico, nas outras áreas reinventa-se. Há 30 anos que vou ouvindo os Rolling Stones que vão mantendo a mesma base musical de inicio de carreira e não é por isso que deixo de gostar deles.
Portanto reinventem-se formas de escrever, de fazer piadas de criticar e se for possivel porque não utilizar formas de colagem de determinados orgãos de informação, tais como concurso para melhor marcador, jogador com mais assistências para golo , jogador mais regular, melhor jogador jovem etc.
Continuemos unidos pela causa desportiva pelo salutífero convivio entre todos

Anónimo disse...

Pessoal, já podem visitar o meu blog em procuraemvao.blogspot.com.

Anónimo disse...

Noticia de última hora: O Clube das Papoilas Saltitantes, também conhecido como Benfica, benfas ou Glorioso acaba de entrar no Gayness devido ao sucesso das camisolas rosa na comunidade gay.
Segundo fonte segura, o clube irá abdicar dos treinos bidiários em detrimento de treinos BISEXUAIS.

Anónimo disse...

Porque é que uma loura fica satisfeita ao acabar um puzzle em 3 meses?
Porque na caixa do puzzle diz de 2 a 3 anos. Lol

Anónimo disse...

Amanhã com o CCB sem Jorge Sousa, a vitória do scp não vai fugir.

Anónimo disse...

Forrzza scp. Todos unidos venceremos.

PS- A ouvir Peter Murphy ex-Bahaus.

Anónimo disse...

Depois de 4 golos fantásticos marcados por mim, mais uma vez não há crónica, e na contabilidade pessoal a minha média não sobe porque já me foram espoliados 6 golos contabilizando já estes 4. Sou só o defesa de ambas as equipas com mais golos marcados, e se não estou em erro o 3º melhor marcador da minha equipa. POLGA PÕE OS OLHOS EM MIM.VÊ LÁ SE COMEÇAS A MARCAR TAMBÉM.

Anónimo disse...

resultado do último jogo: scp - 21 -ccb - 13.
batido record de golos.