quinta-feira, 24 de maio de 2007

Número 11 - 24/05/2007

Local: Playhouse Pinhal Novo

CCB, 7 - SCP, 2

Equipas:

CCB: Vieira, Roman, Castanheira, Pedro Bento, Toni e Jorge Sousa.

SCP: Tiago, Cabica, Simão, António, Diogo e João.

Golos: Foram marcados por jogadores, e de ambas as equipas.

Crónica:

Morno, Suado e Frio

Desta vez vitória incontestável dos CCB sobre os SCP. O calor poderia ter funcionado como atenuante, mas o desiquilibrio entre as 2 equipas foi mais que evidente. O ritmo competitivo foi algo morno, a calícola fez-se sentir para ambos os lados, prejudicando um pouco o espectáculo. Pode parecer um contracenso a comparação entre jogo morno e a calícola mas de facto foi isso que se sentiu. Elevada mesmo só a temperatura ambiente. Nem casos, guerras verbais, ou sexo explicito no relvado permitiram elevar ainda mais a meteorologia futebolística, á excepção de um ou outro caso mais quentinho, mas perfeitamente normal no futebol. 2 golos é muito pouco para jogadores da estirpe sem coletista, sendo um dos golos marcados por um defesa (com menos um golo na estatística dos melhores marcadores) revela-se um pouco da inoperância sem coletista no que diz respeito à finalização, sendo a média de golos sofrida, outro factor de reflexão em termos de capacidade defensiva. Esta conjugação de factores significa que a equipa joga partida ao meio. Os CCB jogaram o q.b para vencerem de forma folgada a partida, muito entrosados, entendendo-se na perfeição, sem necessitarem de carregar no acelerador, vencendo o jogo de olhos bem fechados.

O mercado reabriu e aí está um reforço muito desejado pelo SCP, o muito cobiçado Eduardo Catarino. Milan, Benfica, Pinhalnovense, Quintajense eram clubes interessados, mas prevaleceu a vontade do jogador, como se sabe Sem coletista de coração. Os SCP investiram bastante neste jogador, apresentaram valores demasiadamente elevados para o orçamento deste clube com muitos jogadores em final de carreira e de contrato, mas também com jovens elementos dos quais se espera percurso cada vez melhor e mais ambicioso. Veremos se vale a pena o investimento...

Apreciações Individuais (1-5):

SCP:
- Tiago (4): Mais uma grande exibição, não fosse ele e o resultado seria mais expressivo.
- Cabica (2): Nota 2 é uma benesse, sentiu em demasia o calor, 2 sprints e estoirou, transformou-se num avançado e pouco mais, só o golo marcado o salva da nota 1.
- Simão (3): Tem pautado o seu jogo pela regularidade, foi dos menos maus.
- António (2): Parece desmotivado, gosta de pegar no jogo, é o melhor jogador, sendo jovem merece melhores resultados.
- Diogo (2): Já foi referido que era o 8 e 800 desta equipa, desta vez foi novamente o 8, agarra-se à bola em demasia, parece não confiar nos elementos mais velhos da equipa, prejudicando-se também por isso, tem de entender que o futebol é um jogo colectivo. Tem enorme talento, mas pouca solideriedade. Apenas 1 golo.
- João (3): Muito esforçado, uma assistência para golo, bem a defender, o calor deu-lhe de presente uma valente cambria (Jorge Jesus dixit).

CCB:
- Vieira (4): Se existisse um prémio de regularidade, era vencedor incontestável, não se fixou tanto na sua posição, abriu espaços, criou oportunidades, e rematou vezes sem conta. Se jogasse com calções doutro clube era um jogador perfeito.
- Roman (3): Muito bem a defender, não tem estado tão bem a atacar, tem perdido algum fulgor, estamos em final de época e isso traz algumas consequências.
- Castanheira (3): Com a brasa que se fazia sentir, este jogador parecia a brisa de vento que tanta falta fazia, tal a sua velocidade, boa técnica e entrega ao jogo, peca por se queixar em demasia das faltas não marcadas, algumas vezes com razão.Como jornalista parece o saudoso e malogrado Neves de Sousa, ou seja já não escreve... (Esta comparação pode parecer um pouco forte, mas foi a que me ocorreu).
- Pedro Bento (4): Voltou às grandes exibições depois dalgumas menos conseguidas, excelente a defender, excelente a atacar. Só não leva nota 5, devido a uma falta muito dura sobre o também durinho Diogo. Não é norma neste jogador.
- Toni (4): Se o personagem de Herman José Toni Silva na canção era um grande sonhador, Toni Brito no indoor é um grande jogador, é o elo mais forte nas transições defesa ataque, evoluiu muito tácticamente, todo o jogo passa por ele, e por ele todo o jogo tem de passar.
- Jorge Sousa (4): Ponta de lança em plena ascenção, tem um nome futebolístico nada agradável (Jorge Sousa, árbitro da Associação de Futebol do Porto) ao contrário do seu jogo, da maneira de estar no futebol e provavelmente na vida. Dos jogadores com mais fair play.

Árbitro: Excelente arbitragem, não se deu por ele.

Jornaleiro da Semana: Pedro Manuel Zé Pessoa da Bóia Barbosa Cabica du Bocage, depois de o jornaleiro designado, cujo nome não vamos revelar por razões da segurança pessoal do próprio, mas que começa e acaba como o do jogador do Sporting Caneira, ter incumprido a sua tarefa.

6 comentários:

Anónimo disse...

Peço desculpa pelo abuso, mas como a anterior crónica foi escrita para Braile digital, tomei a iniciativa de a escrever de forma normal. Ah e espero que o golo que marquei volte a entrar na estatística.

PS - A revolta dos adeptos sem coletistas não se fez esperar, depois de Eduardo Catarino ter afirmado que era sem coletista de coração, que estava ansioso por jogar no SCP, que estava a viver um sonho, eis que surge um volte face e assina pelo CCB dizendo que é sem coletista, mas que os CCB são a maior instituição do país, o melhor clube do mundo, e que é um sonho de qualquer jogador jogar nesta grande instituição.

Anónimo disse...

Espero ansiosamente pela crónica desta semana.


PS- a totalidade dos meus golos é de 9.

Anónimo disse...

Se calhar pensavam que o Catarino ia assinar pelo SCp. Lol.

Nós somos o CCB, a maior instituição do país, o clube com mais sócios (não pagantes),com mais adeptos(6 milhões na nossa estatística e 14 milhões do nosso presidente), que enche todos os estádios (há jogos em que a lotação enche de moscas), enfim o melhor clube do mundo (no nosso conceito de mundo).
Até alguns clubes que jogam em galinheiros da 1º divisão Nacional, pensam que são iguais a nós.

Ps- Esperem agora pela nossa cotação na bolsa de valores, nós não somos iguais aos outros clubes...

Glorioso Glorioso CCB

Anónimo disse...

SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
(SCP)
VENCEDOR DA TAÇA DE PORTUGAL 2006/2007

Anónimo disse...

Então e crónica, não há?
Isto sim é imparcialidade total :), assim ninguém contesta. Força aí cronistas CCB.

Anónimo disse...

Peço desculpa pela ironia do último comentário, a crónica foi escrita pelo Toni, só que ainda não foi publicada.