quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Número 1 - 23/02/2007


Equipa SCP (desfalcada)

Equipa CCB (não tão desfalcada)

Jorge em plena fase de construção de jogo


22/02/2007, Playhouse, 19h00

Sem Colete, 6 - Com Colete, 6

Ficha do jogo:

Sem Colete: Tiago; Roman, Cabica, João, António e Diogo.

Com Colete: Mickael; Telmo, Pedro Bento, Castanheira, Toni e Jorge.

Golos: Diogo (1-0), Diogo (2-0), Diogo (3-0), Pedro Bento (3-1), António (4-1), António (5-1), João (6-1), Toni, g.p. (6-2), Pedro Bento (6-3), Castanheira (6-4), Toni (6-5) e António, p.b. (6-6).

Crónica:

Sabor a derrota

O bem tratado relvado artificial da Playhouse recebeu esta quinta-feira o jogo mais interessante dos 17-avos-de-final da Taça UEFA: Sem Colete contra Com Colete. Enquanto Benfica e Braga eliminavam uns toscos quaisquer da prova, o Pinhal Novo recebeu um choque de titãs. Ao contrário da semana passada, em que os Sem Colete Pros (SCP) dizimaram os Com Colete Boys (CCB) por 14-7, o encontro desta semana foi impróprio para cardíacos, tal a intensidade com que foi disputado do primeiro ao último minuto. O empate a seis bolas acaba por saber a derrota para ambas as duas equipas, e vice-versa. Para o SCP porque esteve a golear por 6-1 e deixou escapar a vitória de forma infantil. Para o CCB porque criou mais oportunidades, incluindo uma mão-cheia de bolas no barrote, uma das quais bateu nos dois postes e voltou para trás.

Em relação ao jogo anterior, o SCP manteve o seu seis. Já o CCB teve de mexer em duas peças: Vieira, alegadamente lesionado (boa desculpa, dizer que não se ia jogar para ficar a ver o Benfas dava mau aspecto), deu o seu lugar ao estreante Telmo. Para o lugar do Joaquim entrou Mickael. O encontro não podia ter começado melhor para o SCP. Diogo marcou três golos de rajada e garantiu uma vantagem aparentemente confortável para a equipa mais jovem. Pedro Bento reduziu para 3-1 e outros lances houve em que o resultado podia ter sido mais equilibrado, mas algumas paradas de Tiago e as acima mencionadas defesas dos paus inviabilizaram alguns golos para o CCB. Com a confiança em alta, o SCP continuou a produzir boas jogadas e chegou aos tais 6-1, com dois golos de António e um de João. O momento do jogo aconteceu depois: numa jogada inofensiva Roman não resistiu a dar uma mãozinha e ofereceu um penalty ao CCB. Toni não perdoou e relançou o encontro. O golo quebrou o ânimo do SCP, que começou a cometer erros infantis na defesa e a não conseguir sair mais para o ataque. O resultado foi então ficando cada vez mais curto, com golos de Pedro Bento, Castanheira e Toni. Com 6-5 tivemos o caso do jogo. Numa jogada confusa a bola dirigia-se para a baliza do SCP quando Roman cortou em cima da linha. Dentro ou fora? Nem as imagens virtuais permitiram ter a certeza de se o redondo esférico chegou a ultrapassar ou não a linha fatal. A equipa de arbitragem decidiu não conceder o golo. Não importou muito, pois no lançamento lateral resultante António tocou ligeiramente na bola e traiu Tiago, fazendo o resultado final.

Em resumo, foi um jogo muito disputado, com um resultado justo, embora infeliz para as duas equipas. O CCB mostrou desta vez melhor futebol e mais matreirice, pois soube cortar algumas jogadas de ataque do adversário com faltas cirúrgicas. O SCP começou bem, mas os cotas da equipa deram o berro e a equipa partiu-se, na parte final. O jogo da próxima semana promete! Espera-se casa cheia (como sempre).

Apreciação Individual (1-5):

SCP:
- Tiago (4): Mais concentrado do que na semana anterior, evitou alguns golos certos e praticamente não teve culpas nos tentos sofridos.
- Cabica (3): Foi o mais eficaz da defesa sem colete, dando o corpo às bolas em inúmeras ocasiões. Não leva melhor nota porque não esteve tão bem em termos ofensivos e porque quebrou na parte final.
- Roman (3): Estava a ser o mais esclarecido da defesa e teria nota quatro se não fosse o penalty cometido, que permitiu a recuperação adversária. Ronny só há um!
- João (3): Depois da grande exibição da semana passada, voltou ao seu nível habitual. Não leva dois porque marcou um golinho e porque defendeu relativamente bem, facilitando apenas num golo.
- António (3): Marcou três golos, infelizmente um na baliza errada. Não fosse isso e teria nota quatro, pois ainda foi o que mais tentou atacar na fase derradeira.
- Diogo (4): Foi o homem do jogo, apontando os primeiros três golos do SCP. Se o jogo tivesse terminado logo aí, teria saído em ombros, mas o pior estava para vir. Como perdeu eficácia não leva nota cinco.

CCB:
- Mickael (3): Esteve a maior parte do jogo na baliza e revelou-se uma boa surpresa. Nunca facilitou e num ou noutro lance evitou o golo ao SCP.
- Telmo (3): O estreante mostrou ser um bom contraponto aos outros elementos da equipa, isto é, mais físico do que técnico. Foi importante a estancar os contra-ataques, recorrendo algumas vezes à falta. Com um árbitro mais rigoroso poderia não ter saído com a folha disciplinar limpa.
- Pedro (4): Mais próximo do seu nível habitual, embora ainda não seja o jogador de 2006. Marcou dois golos importantes e fez algumas assistências, incluindo para o autogolo de António.
- Toni (4): Também marcou dois golos e criou muito jogo ofensivo. É o jogador com mais ritmo das duas equipas (e o mais falador, também), o que por vezes parece prejudicar a conclusão das jogadas.
- Castanheira (3): Bem melhor que na semana passada. Marcou um golo e também se portou bastante bem na baliza, enquanto lá esteve.
- Jorge (2): A um avançado pedem-se golos e quando estes não aparecem... Por isso leva a única nota negativa da jornada. Não marcou, mas nem foi por falta de oportunidades, como aquela em que se isolou depois de deixar Cabica estatelado (com falta? O apitador deixou seguir).

17 comentários:

cadu1981 disse...

mais uma vez, esse grande jogador do Vitoria, jorge sempre no seu melhor!!! pareçe que vai so vai correr!!!

Anónimo disse...

Penso acima de tudo que o resultado foi justo, os sem colete realizaram uma primeira parte de luxo,quebrando no entanto em termos físicos na parte final do encontro.Nos sem colete Ventura continua regular e a facturar, António é um Mustang puro, Tiago é um "Redes" que dá confiança a qualquer defesa, Roman é o patrão da defesa e faz lembrar o Keiser Beckembauer, Cabica dá sempre o corpo ao manifesto e explora pouco a sua técnica, mas quebra físicamente com frequencia (à atenção do Departamento Médico),Diogo a par de António o outro craque da equipa faltando-lhe apenas um pouco de esclarecimento e concentração.
Isto é a minha opinião.(jogador do SCP)
Mais uma vez grande crónica de João Ventura.

Anónimo disse...

Bem, um avançado também tem de trabalhar para a equipa, e trabalhar nas assistências de costas para a baliza, nas recuperações, de bola, e nas faltas cirurgicas (ex: Nuno Gomes), e não precisa de ser o melhor marcador. Penso eu de que.
De qualquer forma estou contente com a minha prestação, o que é o mais importante.

Anónimo disse...

Uma palavra para o avançado Jorge Sousa: és uma "carraça" autêntica, prendes o central (eu),ás vezes dás pau, mas eu também, mas não damos de forma intencional, dás uma trabalheira do caraças a marcar e depois trabalhas muito para a equipa. Só é pena não vestires a camisola verde e branca com riscas horizontais.

Anónimo disse...

mas quem é que é o zé da boia?

Anónimo disse...

Tenho de sair em defesa do avançado Jorge Sousa que ontem fez das melhores exibições da época, causando grande desgaste na defesa contrária e abrindo espaços para a entrada dos colegas. A meu ver este foi o jogo de afirmação deste diamante em bruto do futebol indoor que começa a encontrar o seu espaço na equipa. O nota 2 é muito injusta mas como é forte psicologicamente não se vai deixar abater e para a semana vai dar tudo para provar o contrário.

Anónimo disse...

Peço desculpa por desconcordar com os defensores de Jorge Sousa, mas avançado é para marcar golos. Se não o fizer, tem de criar muito, mas mesmo muito jogo para a sua equipa. Ontem o ponta-de-lança do CCB não fez nem uma coisa nem outra, sem pôr em causa o seu esforço. Ou alguém aqui ficou satisfeito com a prestação de Pauleta no Europeu e no Mundial? E lá que ele corria, corria...

Anónimo disse...

Biografia de Zé da Boia, Zé da Boia nasceu um dia, vive em Portugal, gosta de morenas, muito morenas, mas prefere as louras, não gosta de bola ,mas adora futebol, detesta cerveja, mas adora imperiais, detesta carne bovina, mas adora bitoques de vaca, é humilde, parvo,e tosco técnicamente, utiliza vários heterónimos, mas na vida real é homem de um nome só, Auto intitula-se Zé da Boia, porque prefere a boia aos coletes (ora aí está um bom exemplo da parvoíce).
Zé da Boia, jogador do SCP, que prefere ficar em casa a jogar Playhouse na antiga fábrica de frígorificos mais perto de si.

Anónimo disse...

Eu fiquei satisfeito com as exibições do pauleta, homem fixo de área que obriga a uma marcação mais apertada por parte dos centrais, permitindo abertura de espaços para um maior envolvimento dos médios ala na área adversária, e também dos médios interiores nos renmates de meia distância exemplos de Deco e Maniche.
Sou leigo na matéria

Anónimo disse...

Ahah, apanhei-te, Zé da Bóia! Tu afinal lês A Bolha! Foi precisamente esse argumento que esse jornal usava nas apreciações individuais ao Pauleta, durante o Euro, para justificar não lhe dar nota negativa. A outra solução era meter o Nuno Golos ou o Hélder Postman, que, hélas, quando entravam até marcavam golos! Defender um avançado que não marca golos é como defender um guarda-redes: "Ah, ele realmente não defende nada, mas comanda muito bem a defesa..."

Anónimo disse...

Não querendo 'conflictuar', será que o nosso Jornalista, que por sinal se demonstra um avançado de raiz (ou esquecido), marcou apenas 1 (UM) golo, que no entender de alguns jornais será pouco? para um avançado, em 6 pede-se mais!
Além disso, ao marcar o último golo, desmoralizou completamente a equipa, que não voltou a faturar.

Anónimo disse...

É verdade que marquei apenas um golo, mas não sou tão assumidamente ponta-de-lança como tu. Ontem ataquei muito pouco. A verdade é que a minha equipa actual tem dois miúdos muito habilidosos, mas pouco disciplinados a defender, por isso tenho de passar mais tempo cá atrás. Na semana passada pude atacar mais quando estávamos 6x5, depois recuei. Se eu jogasse tão na frente como tu e ficasse em branco, descansa que me daria também nota 2 (ou 1, quem sabe?). A não ser que fizesse 10 assistências para golo. Fizeste?

Anónimo disse...

Eh pá, oh jornaleiro, confesso que fiquei triste, mas isto é sem ponta de ironia, ter a mesma opinião dos jornaleiros da Bolha, é o mesmo, olha que nem sei...
Bom, mas em todos os jornais há excepções. Confesso no entanto que Portugal devia jogar com uma dupla de avançados,Nuno Gomes a abrir espaços para Pauleta e este sempre a facturar.
PS-Nunca leio A Bolha, muito menos lia na altura do Mundial, porque aquilo devia ser orgasmos atrás de orgasmos como tu dizes em relação ao Simulão.

Anónimo disse...

Aproveito para fazer uma análise à equipa adversária, é claro que não sou o jornaleiro, nem tenho o talento dele, mas gosto de fazer isto de vez em quando.
Mickael revelou-se uma surpresa na baliza adversária, Pedro Bento quanto a mim é o melhor e mais regular jogador da equipa (falta-lhe apenas um pouco de poder de explosão), Toni é o mais talentoso de todos os jogadores, mas também o mais conflituoso sendo prejudicial para ele e para a restante equipa, falta-lhe talvez um pouco mais de cultura táctica. Vieira é um jogador que não compromete e é sempre certinho, Jorge avnçado possante, desgastante, mas demasiado perdulário nos momentos decisivos.
castanheiro é um jogador raçudo, com alguma técnica e possuidor de grande velocidade, o seu pecado é asua impetuosidade, sendo no entanto um jogador leal.
SCP Sempre

PS- Acho que já vi o Toni a jogar aí num clube qualquer, Quintajense?Possos estar enganado

Anónimo disse...

Zè da Boia continua no seu melhor, tentando ficar na sombra, mas com rabo de fora. :-)

Anónimo disse...

Mais uma grande jogatana e também uma boa crónica.....acho que as duas equipas estiveram bem.....mas o cronista esqueceu-se de um pormenor que ninguém reparou...o resultado poderia até ser o mesmo mas quando o 1º golo foi marcado ainda não estava em campo,estava a calçar-me.
Mas como já disse foi um bom jogo.
Portem-se bem - CCB

Anónimo disse...

Dia 01 de Março, não perca a sombra, o rabo de fora, mas nada de confusões, Heterosexual assumido. Ei-lo Zé da Boia no seu melhor.Imperdível.
Força sem colete