sexta-feira, 2 de março de 2007

Número 2 - 02/03/2007

01/03/2007, Playhouse, 19h00

Com Colete, 11 - Sem Colete, 10

Ficha do jogo:


CCB: Vieira; Joaquim, Pedro Bento, Castanheira, Toni e Jorge.

SCP: Roman; Simão, João, Carlos Eduardo, Diogo e António.

Golos: Castanheira (1-0), Carlos Eduardo (1-1), Toni (2-1), Toni (3-1), Carlos Eduardo (3-2), Jorge (4-2), António (4-3), Pedro Bento (5-3), Toni (6-3), Carlos Eduardo (6-4), Jorge (7-4), Carlos Eduardo (7-5), António (7-6), Jorge (8-6), Carlos Eduardo (8-7), João (8-8), Roman (8-9), Toni (9-9), Carlos Eduardo (9-10), Jorge (10-10) e Jorge (11-10).

Crónica:

Muitos golos, pouco futebol

O Playhouse recebeu esta quinta-feira mais um derby eterno do futebol luso: SCP contra CCB. A equipa de colete no tronco apresentou, desta vez, o seu seis-tipo, com os regressos de Vieira e Joaquim para os lugares de Mickael e Telmo. Também o sexteto livre de colete fez duas alterações em relação à semana anterior: o guarda-redes Tiago, gripado, e o patrão da defesa Cabica, ausente no Norte por motivos do forno interno dele próprio, deram lugar a Simão, regressado após algumas semanas de paragem, e Carlos Eduardo, uma estreia absoluta nos relvados do estádio mais bem frequentado do país, se descontarmos aqueles mafarricos vestidos de encarnado... e o Marco Tábuas, que também chegou a ser visto por lá.

Ao contrário do que tem acontecido noutros encontros, em que inicialmente quase não há golos e depois, à medida que a compita se aproxima do fim, eles começam a surgir em catadupa, o confronto de ontem teve sempre um bom ritmo de bolas para dentro das redes. O que não é necessariamente bom, pois ao cronista ficou a sensação de que a maior parte dos golos deveu-se mais a aselhice das defesas do que a grandes combinações ofensivas. Tudo começou logo no primeiro golo, para o CCB, apontado por Castanheira num lance em que o guarda-redes de ocasião, Roman, não ficou bem na fotografia, como dizem agora os comentadeiros futebolísticos de TV, Rádio e cassete pirata. Mas foi apenas a primeira de inúmeras borradas dos porteros de ambos os dois lados. A equipa CCB foi conseguindo sempre manter vantagem, se exceptuarmos o 1-1, até que chegou a um máximo de três golos de diferença, aos 6-3 e 7-4. Chegou a cheirar a goleada, mas o SCP, mesmo sem jogar bem, chegou ao empate a oito golos e logo a seguir aos 9-8. Esteve ainda a vencer por 10-9, mas depois aconteceu o lance do jogo: numa jogada de superioridade numérica, Simão, que se tinha lesionado sozinho momentos antes, não conseguiu devolver a bola rapidamente, ela acabou por ser perdida e no contra-ataque o CCB voltou a igualar, por Jorge. O Romário do indoor acabou por decidir o encontro pouco depois, após mais um contra-ataque. Logo a seguir o árbitro deu por concluído o embate.

Não foi um bom jogo, desta vez, com muita atrapalhação das duas equipas, especialmente do SCP. No entanto, foi possível verificar uma teoria defendida por alguns elementos do CCB. E a conclusão é que essa teoria tem um ponto de verdade e outro de inverdade. A verdade é que, sem Tiago, o SCP sente muito mais dificuldades em manter a baliza (quase) inviolável. A inverdade é que não é apenas a presença ou ausência de Tiago que equilibra as contas a favor do SCP, como se viu ontem, num jogo que podia ter caído para qualquer dos lados. Aumenta assim a expectativa para os próximos jogos, sendo muito difícil arriscar diagnósticos.

Apreciação Individual (1-5):

CCB:
- Vieira (2): Fez a sua pior exibição no campeonato. Esteve quase sempre na baliza e sofreu golos quase inacreditáveis. Mas, como se apresentou lesionado e mostrou espírito de sacrifício, não merece a nota mínima.
- Joaquim (2): Voltou aos relvados após mais uma semana de fora e esteve longe do que sabe fazer. Esforçado a defender, participou pouco no ataque e o seu pontapé canhão (mesmo que muitas vezes para o tecto) não se viu.
- Pedro Bento (3): Como sempre, foi importante no jogo ofensivo da sua equipa. Marcou um golo. Está ainda à procura da grande exibição que o faça regressar ao nível a que habituou o exigente público da Playhouse.
- Castanheira (3): Foi o autor do importante golo inaugural, o único que marcou. Utilizou bem a velocidade no contra-ataque, lances nos quais a sua equipa chegou algumas vezes ao golo.
- Toni (4): Há muito tempo que não era tão eficaz na concretização. Marcou quatro golos e foi dos que melhor aproveitou a ausência de Tiago. Esteve muito esclarecido também nas assistências e ficou no limiar da nota cinco.
- Jorge (5): Certamente picado por ter levado a única nota negativa na partida anterior, realizou talvez a sua melhor exibição de sempre. Aproveitou igualmente bem a ausência de Tiago para marcar golos de toda a maneira. Incluindo um toque de calcanhar, ainda que desviado com infelicidade por Roman. Os seus dois últimos golos permitiram virar o marcador do 9-10 para o 11-10 final. Foi o "man of the match".

SCP:
- Roman (2): Começou por ser guarda-redes e não esteve totalmente mal, mas o primeiro golo penaliza-o. Como jogador de campo esteve algo longe do nível habitual, ressentindo-se da falta de disciplina táctica da equipa e de alguns individualismos de companheiros. Marcou um golo.
- Simão (2): De regresso após algumas semanas ausente, também não esteve ao seu nível. Viu-se muitas vezes sozinho na defesa e no ataque também não fez os passes açucarados do costume. Acabou lesionado.
- João (2): Esteve mal na baliza e como jogador de campo não percebeu bem que posição devia ocupar. Também se ressentiu de alguma falta de colectivismo em muitos lances. Foi autor de um golo.
- Carlos Eduardo (5): Marcou seis golos (6!!!) na sua estreia. Teria sido o melhor em campo se a sua equipa tivesse ganho. Foi o mais esclarecido em termos ofensivos e ajudou na defesa sempre que pôde. Se jogar sempre assim, será um reforço de peso.
- António (3): Já fez muito melhor, mas ainda assim ontem foi dos que mais se aproximou do seu nível. Marcou dois golos e foi o guarda-redes mais seguro da sua equipa, tendo evitado alguns golos.
- Diogo (1): O pior em campo. Tem de decidir rapidamente se quer ser jogador de futebol ou uma foca amestrada. Talento ele tem, mas só fará bom uso dele se o puser ao serviço da equipa. Não marcou nenhum golo e perdeu muitas jogadas de ataque e contra-ataque por querer fazer mais uma (ou duas, ou três...) finta. A continuar assim, arrisca-se a ir treinar umas semanas para a equipa B.

17 comentários:

cadu1981 disse...

Discorde plenamente!!

marquei um golo na propria baliza, o que perfaz um total de 7 golos!!!

heheh

na se habituem a jogatanas destas!!!

Anónimo disse...

Uma boa crónica, sim senhor! apesar de discordar em alguns aspectos:
1. João, merecia 1 (;-))por ter sofrido um golo de calcanhar, e um por de baixo da ratinha.
2. O Tiago desiquilibra na medida em que o número de golos é sempre muito inferior, mas desta vez o Eduardo voltou a equilibrar marcando esses golos que normalmente o Tiago defende.
3. Roman, como é que pode ter nota negativa? é incrivel, quando conseguiu defender bolas de dificuldade extrema. Na sua posição normal, defesa, então gerou extremas dificuldades... e ainda marcou 1 golo..
4. Não joguei picado, pela nota negativa, mas as oportunidades surjiram... de acrescentar também as assistências para golo em que o Pedro levou com uma que o ia deixando a falar fininho.

Por ultimo, concordo que jogos com muitos golos demonstram um jogo muito trapalhão, mas pior que este só o de 16/02/2007 com 14 golos sofridos.

Resumo, uma boa critica apesar de tudo!

Anónimo disse...

Golos na própria baliza valem -1, por isso fizeste 5 golos, cadu1981.

Anónimo disse...

Pois é o Roman teve mal na fotografia no golo consentido, mas penso que não é por aí, o Tigao faz falta, mas de qualquer das formas ontem também se notou a ausência do Cabica, que dá alguma estabilidade à defesa.
O Jorge ontem parecia estar picado pela nota negativa da semana anterior, se bem que um 2 não seja totalmente negativo, às vezes é uma espécie de 9,5.
Fiquei boquiaberto com o sentido de oportunidade do Carlos. Temos Goleador.Simão ausente muito tempo acusou a falta de ritmo e lesionou-se.

Anónimo disse...

Ah , esqueci-me de um pormenor ontem os CCB podiam ter convidado o Tubaraão para actuar na baliza, assim se via o equilibrio ou desiquilibrio,uma chamada de atenção para o Diogo que tem muito talento, nunca vires as costas à bola, mesmo na altura dos lançamentos laterais.

Sem Colete Sempre

Anónimo disse...

As minha previsões confirmaram-se e o avançado Jorge Sousa respondeu às vozes que tanto o criticaram na semana passada com o que melhor sabe fazer - marcar golos. Revelou-se um trabalhador incansável na procura de espaços, a pressionar alto e mortifero na hora de finalizar. Assinou um grande momento de jogo aéreo com um cabeceamento como mandam as regras, de cima para baixo, no qual ficou patente o seu timing e capacidade de impulsão entre os centrais contrários e que só não deu golo graças á defesa por instinto do guardião. Se ela calha a entrar era o delirio...

Anónimo disse...

Jojo, tá bem que tu gramas tanto a minha forma de jogar como eu gramava a do Sá Pinto no Sporting (que horror, só de pensar nisso até tremo...) ou os benfiquistas gramam a do Beto, mas sinceramente acho que fiz um jogo muito parecido ao do Roman. Se tu achas que eu merecia 1 e ele pelo menos 3... Sêjamos sérios, já dizia Vale e Azevedo.

O golo de rata foi humilhante, o de calcanhar nem tanto. Porque até tapei bem o ângulo e a bola ia ao lado, mas bateu num colega meu e entrou juntinho ao poste. Vai lá ver a repetição.

No jogo de 16/02 só vocês estiveram trapalhões, nós jogámos muito bem. Ontem foi uma trapalhada geral.

Anónimo disse...

Mãs quem é que é o Zé da Boia?

Anónimo disse...

Acho as notas opiosamente justíssimas.

Anónimo disse...

Como não tenho SporTv não vi o jogo, mas acho que é injusto não referir o mérito que o Pedro "Pessoa" Cabica tem quando o SCP(mas que belo nome que tu arranjaste, João!) actua com o seu 6 "clássico". Ele corta imensos lances perigosos e bolas que eu só com a vista poderia acompanhar. Assim, também ele paga 4 euros por semana para ser um saco de pancada(bolada, neste caso), representando um autêntico Marco Aurélio(o preto de bigode ex-Sporting) à escala local. Ele e o Roman Bayer (Leverkusen) dão muito jeito no sector mais recuado, apesar do homem de Palmela ser mais fixo do que o segundo, que arrisca muitas vezes no ataque e com bom aproveitamento.
Acho que o Tiago(falando na 3ª pessoa, à Ricardo Carvalho) tem boa elasticidade e um trunfo que se prende com a "mancha", que ele normalmente executa muito bem. Esta segunda aptidão é fácil de treinar para quem gosta de jogar à baliza, como é o meu caso, que era o mais novo no meu bairro e tinha um craque 3 anos mais velho que me renegava para essa posição(apesar de não me importar muito). Para quem não gosta de estar entre os postes, como a maioria das pessoas, as coisas normalíssimas que eu faço podem parecer um pouco fora do comum. Portanto, daí até eu ser o messias do SCP...vai um bom bocado. Porém, como diria Jorge Jesus, vou tentar responder às especulativas que recaem sobre mim.

Anónimo disse...

Tiago, às vezes a ilusão parece pura realidade. Os grandes patrões da defesa és tu e o Roman, eu sou apenas um simplório servil de uma excelente equipa.
AS mihas jogadas são metáforas.

Também eu não assisti ao jogo, estive na cidade do "Majestic" a degustar cimbalinos na "Brasileira" portuense,e a visitar o monumento dos meus colegas António Nobre, Ramalho Ortigão e Almeida Garrett, esses sim verdadeiros defensores da nossa literatura, e até digo mais, o nosso Co- conterrrâneo
Bocage era melhor que Camões.


Opiosamente,

Álvaro de campos

Anónimo disse...

Pois é o jogo de dia 8 de março foi cancelado,será por ser dia internacional da mulher?; Será que o playhouse obriga a uam paragem devido ao mau estado da relva? Ou será que é dia de lampionagem na tv?
O Playhouse era muito mais emotivo, em vez de vermos o Pedro Mantorras em confronto com o Pedro Pauleta, víamos o Pedro Bento em confronto com o Pedro Cabica.(Sempre era mais interessante)

Anónimo disse...

depois de uma semana de repouso, lá vamos nós para mais uma grande vitória dos Laranjinhas!

Anónimo disse...

Vitória dos laranjinhas?
Apesar de podermos expressar a nossa opinião, peço encarecidamente que se evitem conotações políticas neste blog.
É certo que o país "democrático" tem alternado entre rosinhas e laranjinhas na questão governamental, no entanto se não estou em erro as eleições legíslativas só se realizarão em 2009, portanto os laranjinhas terão de esperar até lá.Mas o que realmente interessa é o jogo de hoje,que se espera bem disputado, equilibrado e com muito fair play.Espero ainda o regresso do espírito de camaradagem que nos tem faltado um pouco a todos ou quase todos, afinal vamos para nos divertirmos, sem descurar a rivalidade sadia e o aspecto técnico-táctico do jogo em si.
AH, e hoje esqueçam Simão Sabrosa, reparem nos pormenores deliciosos de Simão Neves e sua equipa.

Anónimo disse...

Recado a Diogo: Diogo tens imenso talento, mas driblar não é tudo no futebol, atenta bem aos passes magistrais de Roy Keane no jogo de ontem. Viste o 1º golo dos Spurs? Não foi necessário driblar os três defesas,keane necessitou apenas de reter a bola nos pés e fazer um passe fantástico para o 1º golo do Totenham. És um grande jogador, podes ir longe no futebol, mas tens de ter mais atenção aos aspectos táticos do jogo. António tu és outro puro talento que também vais longe, só te falta confiança. Eu sou um sepo.

Anónimo disse...

Peço desculpa pelo lapso, já me corrigiram e de facto têm razão, não é Roy Keane é Robbie Keane (perdão pelo my english). O único nome que nunca me engano é o de Jorge Jesus, porque será?

Anónimo disse...

Desculpem, existe outro que eu tamb´ém gosto que é Tom Chaplin, vocalista dos Kean, fã do melhor jogador português de todos os tempos (Luís Figo)