sexta-feira, 13 de abril de 2007

Número 7 - 13/04/2007

12/04/2007, Playhouse, 19h00

Sem Colete, 11 - Com Colete, 8

Ficha do Jogo:

SCP: Tiago, Mikael, Cabica, João, António e Diogo.

CCB: Vieira, Joaquim, Pedro Bento, Toni, Castanheira e Jorge.

Golos: António (1-0), Castanheira (1-1), Mikael (2-1), Diogo (3-1), Pedro Bento (3-2), Cabica (4-2), Diogo (5-2), António (6-2), Castanheira (6-3), Joaquim (6-4), Jorge (6-5), Toni (6-6), Diogo (7-6), Cabica (8-6), Toni (8-7), António (9-7), Diogo (10-7), Jorge (10-8) e Diogo (11-8).

Crónica:

Jejum quebrado

A provável falta de fé dos lampiões das duas equipas permitiu a realização de mais um clássico na Playhouse, depois de na semana passada o encontro ter sido anulado precisamente devido ao jogo da Instituição no terreno dos periquitos catalães. E os factos mostraram que investir num serão passado a ver as papoilas saltitantes raramente compensa. Adiante. O CCB apresentou-se em campo com o seu seis-tipo, enquanto o SCP foi forçado a uma alteração. O lampião Simão furou o esquema e decidiu-se por calçar as pantufas em vez das chuteiras e ficar a ver o Maestro Príncipe Mágico atirar bolas ao poste e foi substituído por Mikael, um habitual suplente do CCB. Sem menosprezar o valor de Simão, o SCP deu-se bem com a troca, pois Mikael, mais forte fisicamente, trouxe à equipa sem colete uma maior consistência defensiva, normalmente o seu ponto fraco.

O encontro iniciou-se como tantos outros na história destes derbies. O SCP entrou melhor e, com bom futebol, chegou com alguma facilidade a uma vantagem confortável, de 6-2. Mas, como também faz parte da tradição, a partir de certa altura, em parte devido a uma quebra física, noutra graças à pressão alta do CCB, de fazer inveja a José Peseiro, o resultado passou num ápice para um 6-6. O SCP viveu aí os seus momentos mais críticos e previa-se mais uma derrota retumbante. Mas um golo de Diogo, a fazer o 7-6, voltou a mudar o jogo. O CCB parece ter ficado chocado e o SCP voltou a acreditar nas suas qualidades. A pressão alta deixou de ser eficaz e a equipa sem colete começou a perceber como poderia sair para o contra-ataque. Até final nunca mais deixou de estar na frente do marcador e acabou por vencer com uma confortável vantagem de três golos: 11-8.

Para além do jogo jogado, sempre emocionante, o encontro de ontem, na sequência do que já tinha acontecido no passado, embora com menos intensidade, foi também um grande espectáculo de jogo falado. De fazer inveja aos Searas, Aguiares e Ferreiras desta vida. A tensão chegou a atingir níveis elevadíssimos. Qual Galatasaray-Fenerbahçe, qual Rangers-Celtic, qual Boca-River, qual Palmelense-Quintajense, não há derby como SCP-CCB. Com a vitória de ontem, os sem colete quebraram um jejum de quase dois meses, pois não venciam desde 15 de Fevereiro. Mas não se pense que foi pela melhor qualidade dos com colete. Nada disso. Como bons cristãos que são, os elementos do SCP entraram em jejum na altura do Carnaval e terminaram-no perto da Páscoa, seguindo assim os ensinamentos da Bíblia.

PS - Têm-se verificado nos últimos jogos alguns atropelos às regras básicas do pé na bola - sem querer acusar ninguém e com toda a isenção que preside aos escritos deste cronista, principalmente por parte do CCB, e quando se encontra em desvantagem. Nada de muito grave, até agora. Mas ontem houve um que passou em claro, mas que convém esclarecer: a certa altura, Joaquim, então na baliza, segurou a bola, largou-a e voltou a segurá-la. Ora isso é contra a lei e dá direito a livre indirecto. Fica aqui o aviso, pois da próxima vez a equipa lesada terá o direito de exigir a marcação desse livre.

Apreciação Individual (1-5):

SCP:
- Tiago (4): Regressou às boas exibições, depois de alguns jogos menos conseguidos. Liedson não se entendia com as chuteiras e Tiago teve problemas com as luvas, mas parece tudo resolvido. Pecou apenas por alguns lançamentos precipitados para o ataque.
- Mikael (3): Foi a surpresa da equipa, na qual alinhou pela primeira vez. É menos tecnicista que Simão, mas o seu caparro dá-lhe vantagem nos confrontos directos. Para colorir a exibição ainda marcou um golo.
- Cabica (4): Começou mal, com uma série incrível de passes errados, mas recuperou a tranquilidade e não só foi decisivo a defender como se destacou no ataque, onde apontou dois golos. Desta vez deixou as cãimbras em casa e a equipa beneficiou com isso.
- João (1): Apresentou-se, um ano e tal depois, com um visual à ser humano. Se isso deixou as espectadoras femininas loucas, não o ajudou no relvado. Quase inexistente no ataque, fez apenas dois bons cortes na defesa. Dias piores virão.
- António (4): É o elemento mais regular da equipa e ontem esteve ao seu nível. Construiu muito jogo, marcou três golos e ainda ajudou na defesa. Tem a cláusula de rescisão mais alta da equipa, pois claro.
- Diogo (5): É o Nani da equipa, às vezes merece aplausos fortíssimos e outras umas vaias bem dadas. Ontem foi o melhor em campo e foi sobretudo ele que tirou a equipa da situação sufocante em que se encontrava após o 6-6. Marcou cinco golos, quase metade dos do SCP.

CCB:
- Vieira (2): É o jogador mais sacrificado do CCB. Dispõe de boa técnica individual e um remate potente com o pé esquerdo, mas, ao permanecer quase todo o tempo na baliza ou na defesa, acaba por tirar pouco partido das suas qualidades. Ontem foi mais vítima que réu (há tempos que ansiava por usar esta expressão).
- Joaquim (2): Jogo muito mais discreto do que o habitual. Não comprometeu, mas também não fez a diferença. O golo que marcou salvou-o de uma nota ainda mais baixa.
- Pedro (3): Como sempre foi o principal organizador da equipa, mas faltou a conclusão às jogadas que construiu. Marcou apenas um golo e depois voltou a dar nas vistas quando tentou assassinar Jorge Sousa (pelo menos verbalmente), após um desentendimento entre ambos a meio metro da baliza contrária.
- Toni (3): Foi um dos principais responsáveis pela reviravolta no resultado, a meio do jogo, mas depois não conseguiu dar sequência. Marcou dois golos e como sempre foi um treinador no relvado. Mas desta vez ninguém parece ter entendido a sua táctica.
- Castanheira (3): Foi dos que entrou melhor no jogo na sua equipa, marcando dois dos primeiros três golos do CCB. Depois perdeu gás e não também não conseguiu contrariar a melhor ponta final do SCP.
- Jorge (3): Quando ganha é um herói, quando perde é o bode respiratório preferido dos companheiros. Mas não esteve mal e marcou dois golos (um de insistência, outro de cabeça) que impediram uma derrota maior para a sua equipa. Injustamente acusado do mau resultado.

25 comentários:

Anónimo disse...

Bom, parece que sou sempre o primeiro a comentar. Em relação ao jogo a equipa dos CCB apresentou-se no 2x3, que por vezes se traduzia num claríssimo 4x1,bastante defensivos portanto, já a equipa adversária que é a nossa apresentou-se em campo com um esquema táctico de 2x2x1, variando por vezes para um 2x1x2, ou 1x2x2, facto que muito contribuiu para baralhar o sistema de jogo da equipa adversária.(Será este o sistema táctico do SCP?), na anterior posta referi alguns do CCB (serão todos assim?) Quero com isto dizer que finalmente conseguimos impôr o nosso futebol através de uma consistência defensiva e conseguimos mudar o sistema de jogo conforme as necessidades da equipa nos momentos de aperto.
Tiago, mais uma vez excelente, eu com um inicio desconcertante, que isto não sirva de desculpa, mas não me adaptei à velociadade que a bola ganhava na altura da recepção e no momento do passe, corrigindo esse aspecto à posteriori, penso que fiz um bom jogo, Mickael foi o meu parceiro com um poderio físico valioso e impressionante, e João que tem de abdicar da sua posição natural, mas muito útil no apoio nas zonas defensivas e de transição defesa ataque(nota 1 parece-me 2 valores abaixo do futebol jogado) jogar sem bola é muito importante e João fê-lo muito bem.
António fantástico mais uma vez, e Diogo um Diamante em bruto por lapidar.
Prontos isto é a simplória opinião sobre a minha equipa, de realçar que não sou o Rui Costa, o mister dos provincianos da capital.

PS- Também não sou o Mantorras que é queixinhas e diz mal do Rui, nem sou o Fernando Santos que é engraxador e diz que quem manda na equipa é o Rui.

SCP`S SEMPRE

Anónimo disse...

Ah é verdade Jornaleiro esqueceste-te de referir os Derbis Benfica -Porto, Porto -Sporting, e os clássicos Sporting- Benfica, Porto -Boavista bem dito à maneira dos Jornaleiros portugueses.
Uma palavra de reconhecimento para Jorge Sousa, que vive um momento desportivo complicado, é o avançado que mais desgasta a defesa adversária, que não desiste dos lances, que marca sempre o golo da ordem, e que até abdica das suas famosas trivelas para os seus companheiros poderem brilhar.

Anónimo disse...

Não querendo ser abusivo nos comentários, gostaria que alguém dos CCB expressasse o seu ponto de vista em relação ao jogo de ontem, para pelo menos confrontarmos ideias. Parece-me haver aí um cheirinho a vingança:). O nosso jornaleiro foi criticado injustamente (eu sei os porquês) por escrever só quando os SCP venciam, agora parece-me que os CCB decidiram tomar a mesma atitude :)


PS- Ou será que os periquitos depeneram as águias e alguém Tá Mudo por essa razão.

Anónimo disse...

Nota negativa para o cronista..........não pela crónica em si, que quanto a mim é sempre uma obra de arte(LOL!!)...........mas por aparecer apenas após vitoria da sua equipa.
Será coincidência?.............veremos nos próximos capítulos.

Jorge disse...

Boa crónica, sim senhor! não há muito mais a dizer. Apenas que não me agrada de todo este excesso de rivalidade, e constantes discussões desde há umas jornadas. Não me adapto a isso já que para mim é apenas uma brincadeira, e gosto de levar como tal. Vou para lá para me divertir e não para argumentar, discutir, provocar. Quando não for isso que acontece, prefiro não ir. Lembram-se porque é que o futebol de praia em Albarquel acabou?

Anónimo disse...

Em nome do Pedro Cabica e do Jorge Jesus, dedico esta vitória aos motocards da Amadora.

Anónimo disse...

Concordo com o Jorge, como já tive oportunidade de referir, numa das postas. Quanto á minha terceira posta referida nesta crónica, foi apenas uma brincadeira, que pode ter sido levada para outro tipo de interpretação. mea culpa por isso.
mantenho o que disse há uns tempos: Voltemos a rir de nós próprios.

Anónimo disse...

"As crónicas do bom malandro"

Não querendo fazer deste comentário uma nova forma de apelo à rivalidade exacerbada existente, que se tem vindo a diluir a pouco e pouco, não compreendo as críticas injustas ao nosso jornaleiro de serviço. Não foi pelo facto de termos perdido 2 jogos que o João não escreveu as referidas crónicas (ele lá teve as suas razões), mas enfim...
A segunda questão que para mim é pertinente prende-se com o facto de se dar demasiada importância às crónicas dos jogos (quanto a mim muito bem feitas),a noção que tenho de uma crónica é a de que esta serve precisamente para resumir um acontecimento ,mais concretamente os jogos que realizamos. Portanto mais importante que uma crónica é o que fazemos em campo, desde os aspectos técnicos, tácticos, e acima de tudo lúdicos e de sã convivência.
No terceiro ponto, foco as análises individuais aos jogadores, sinceramente não me recordo de nenhum jogador profissional reclamar com um jornalista sobre as notas que lhe são atríbuidas após os jogos que são resumidos à posteriori nos jornais ou tv, cada qual tem uma visão idêntica ou diferente do que se realizou, da nota que lhe é atribuida, eu fico mais preocupado com as classificações de serviço da minha profissão, sendo estas atribuidas pelo meu chefe de divisão em cada ano de serviço do que própriamente nos jogos que realizo no Indoor, não deixo no entanto de achar muito engraçadas essas apreciações, concordando com elas ou não.
Para finalizar, referir que os jogos ganham-se no campo, e não na escrita (aqui até acho que fico a ganhar, sou o gajo que mais escreve :). Que fique bem patente, não sou advogado de defesa do jornaleiro, nem digo isto por ser seu amigo , suponho sim que isto é ou deveria ser uma brincadeira, sendo ele de facto um elemento injustiçado.
Abraço a todos, voletemos a jogar por prazer e para ganhar, mas não pela raiva de querer vencer.

PS-Tamudo do Espanyol calou os lampiões, o quase quase que era quase, nós ficamos pelo quase :)

SCP`S Sempre

Anónimo disse...

Shôr Cabica, obrigado, mas não me parece que seja caso para tanto. Não tenho sido assim tão criticado e até acho piada a uma boa provocaçãozinha, eu próprio as faço nas crónicas e apreciações. Por outro lado não falhei assim tantas crónicas, apenas uma. Não por ter perdido, mas porque me aborrece e desconcentra-me do jogo ter de apontar os golos. E neste último jogo até acabei por ser acusado de estar a fazer ronha ao apontar os golos. Por isso propus que as crónicas fossem rotativas, não só para ser um gajo novo de cada vez a ter o trabalho de apontar os golos, como para termos outros pontos de vista sobre os jogos. Volto aqui a fazer a sugestão.

PS - Não estejas tão certo de que o profissionais não reclamam do que os jornalistas escrevem sobre eles. Pelo que tenho ouvido não faltam casos de meninos ofendidos.

Anónimo disse...

Eu não disse que não havia, disse que não me recordava, de qualquer forma após a última posta até me lembrei do nosso "Labreca" que falava por tudo e por nada quando devia estar calado.Quanto ao resto não me recordo.

saudações

Jorge disse...

mas o único Jornalista com carteira que temos, e que tem jeito para este tipo de crónicas é o Jornaleiro, por isso acho que deve ser sempre ele a fazer a crónica, já que é o único com essa capacidade. Imaginemos eu começar a escrever para o Jornal "A bola"... ou mesmo "O Setubalense"...

Falando nisso joão, não escrevias aí umas 10 linhas sobre o próximo jogo?

Anónimo disse...

Concordo contigo Jorge, quanto a escreves para o Jornal "A Bola" não é necessário teres carteira de jornalista,basta teres um cartão ou kit (podes trocá-los nas farmácias :)) de sócio do pseudo maior clube do mundo, acho eu de que...

Anónimo disse...

O que é que o tubarão diz à tubarona?
R: Tubaralhas-me.

Anónimo disse...

Oh Jojó, a desculpa da carteira profissional não pega. Se isto fosse um órgão de comunicação social, registado no Instituto da Comunicação Social, ainda era como o outro, mas isto é um blog e acho que aí ainda não exigem carteiras de jornalista para se escrever lá. Se quiserem não me importo de corrigir algumas gralhas e até de montar a peça e inserir no blog com todas as mariquices (itálicos, bolds, etc), mas gostava de ler outras visões sobre os jogos. Pela 2345ª vez sugiro: vamos rodando nas crónicas, mandam-mas por e-mail e eu insiro no blog.

Anónimo disse...

Eu já tenho dado as minhas visões pseudo técnico-tosco-tácticas, mas não tenho jeito para escrever crónicas, talvez um dia escreva uma crónica policial inspirada nas agressões verbais,físicas e futebolísticas dos nossos jogos.
Visto que o jornaleiro é fã da Bundesliga, aproveito para sugerir que este organize um campeonato feminino chamado bundasliga para eleger a melhor bunda feminina.

Jorge disse...

humm, pela primeira vez estou a ver alguém dos SCP a reconhecer algo:
"talvez um dia escreva uma crónica policial inspirada nas agressões verbais,físicas e futebolísticas dos nossos jogos"
Que fazem agressões fisicas, é claro como água :), mas verbais não sabia.

Jornaleiro, eu devo ser o único que me diz-pus (pus) a fazer uma crónica. Mas alguém está interessado? suponho que a resposta seja o silêncio.

Anónimo disse...

A crónica policial pode ser inspirada em ti Jorge, visto que a minha incumbência nos jogos é policiar-te, quanto ás agressões físicas não violentas existem de parte a parte, as agressões verbais é um mistério que pode ficar por desvendar:)
E a Bundas liga vai andar pra frente ou não?

Anónimo disse...

Não sei se a resposta será o silêncio. Lembro-me de um elemento da tua equipa ter feito esta mesma sugestão no balneário logo após a primeira crónica e tu é que respondeste que devia ser sempre eu a escrever. Tenho a certeza de que haverá mais gente interessada em escrever, a avaliar pelas sugestões de temas a abordar ou de notas a atribuir que me fazem logo após os jogos. Acho que seria muito mais interessante até porque sendo eu a tendência é para me começar a repetir e as crónicas tornarem-se cada vez mais aborrecidas.

Anónimo disse...

E a Bundas Liga?

Anónimo disse...

Sabem quais são os apelidpos idiais para os taxistas:
R: Passos Dias Aguiar

Anónimo disse...

sabem qual é a semelhança entre um camarão e um lampião?
São os 2 vermelhos e só têm merda na cabeça.

Anónimo disse...

Depois da vitória sofrida do SCP principal sobre os espanhois do Beira Mar, será que o sofrimento do outro SCP regressará de novo, hoje ás 19 horas no Playhouse.
Pedro C`apica, João Desventura, Simulão Neves e Cª terão uma palavra a dizer...
A não perder.

Anónimo disse...

as palavras a dizerem serão: "Porque perdemos outravez?"

Anónimo disse...

Em resposta ao anónimo aconselho a ler um célebre livro de Nicholas Sparks que até foi adaptadado à 7ª arte e que tinha como título "As Palavras que nunca te direi".
Portanto nós nunca diremos as palavras que referiste.

Anónimo disse...

"never say never", ou "nunca digas nunca"!