quinta-feira, 26 de abril de 2007

Número 9 - 26/04/2006

26/04/2007, Playhouse, 19h00

Com Colete, 12 - Sem Colete, 4

Ficha do Jogo:


CCB: David, Birrento, Pedro Bento, Joaquim, Toni e Jorge.

SCP: Tiago, Cabica, Simão, António, Diogo e João.

Golos: Pedro Bento (1-0), Diogo (1-1), Pedro Bento (2-1), Birrento (3-1), Tony (4-1), João (4-2), Jorge (5-2), Tony (6-2), António (6-3), Tony (7-3), Jorge (8-3), Jorge (9-3), Pedro Bento(10-3), João (10-4), Pedro Bento (11-4) e Joaquim (12-4).



Crónica:

Sem Espinhas

Depois de terem voltado aos triunfos na semana anterior, os CCB continuavam imbuídos/"embebidos"(à la Jorge Jesus) do espírito de vitória. Assim, para garantir os 3 pontos ou a passagem à fase seguinte(a Federação Portuguesa dos Toscos do Playhouse ainda não definiu o modelo da prova), destacaram um espião para acompanhar a equipa adversária. É verdade, Joaquim foi visto no autocarro dos SCP e a sua presença condicionou fortemente a palestra que João "Luis Campos" Ventura e o seu adjunto Pedro "Paco Fortes" Cabica pretendiam apresentar aos seus jogadores. E deste modo se pode começar a explicar o desacerto total dos SCP, surpreendidos(ou talvez não, tendo em conta o historial da prova) pelo coesa e eficaz formação dos CCB. No que toca aos "6" iniciais, David, Birrento e Joaquim substituiram Roman, Castanheira e Vieira(talvez colado ao televisor à hora da partida, com esperança que aquela noite do Espanyol na Luz não tivesse passado de um pesadelo e que a equipa adversária do Werder Bremen fosse mesmo a Instituição). Já na formação contrária, Tiago substituiu Mickael.
O jogo até foi equilibrado nos primeiros momentos, com Diogo a responder com golo à "bomba" com que Pedro Bento fuzilou as redes adversárias. Mas, a partir do 2-1, o triunfo da equipa com colete nunca esteve em risco. Depois de Birrento ter aproveitado o seu bom pontapé de meia distância para fazer o 3-1, Tony contornou o guarda-redes e, ao fazer o quarto, pôs os SCP numa posição difícil, uma fez que os homens de laranja dificilmente permitem reviravoltas no marcador. Pedro Bento esteve em grande forma, marcando por 4 vezes, e Jorge, depois de marcar após erro crasso de Tiago(que lhe colocou o esférico nos pés), ainda protagonizou um belo momento, tocando a bola de calcanhar para as redes adversárias, num misto de Madjer e Nuno Gomes em Viena, por baixo das pernas do guardião contrário. Em relação às novidades, Birrento labutou e mereceu o golo, enquanto David, apesar de mais discreto devido ao seu pendor defensivo, nunca comprometeu.
Da parte dos SCP, João ainda beliscou a vitória dos CCB com dois golos, sendo acompanhado por António, que marcou uma vez e atirou duas bolas ao barrote. Mas, em termos de eficácia e solidez defensiva, a equipa foi um verdadeiro SCP das piores fases da era Peseiro. Deste modo, o desnorte foi visível tanto no ataque, onde as jogadas dignas de registo foram raras, bem como na defesa, onde guarda-redes e defesas esperam dias melhores.
Assim, os CCB conquistam a vitória mais robusta da época, estabelecendo o record de 8 golos de diferença em relação aos seus rivais. Os SCP, mais uma vez, nem sequer conseguiram vantagem no marcador no início da partida, ao contrário do que acontecia há tempos atrás.


Apreciação Individual (1-5):

CCB:
- David(3): Entrada feliz na equipa dos CCB. Foi o menos vistoso, é certo, mas foi aquele que mais se sacrificou na defesa, emprestando-lhe coesão. Fez um remate digno de registo, com força, mas à figura.
- Birrento(3): Trabalhou muito, marcou um golo do meio da rua(será que o guardião contrário não podia ter feito mais?) e conseguiu baralhar o meio-campo dos SCP. Se não tivesse falhado golos certos, a sua nota seria mais elevada, sem dúvida.
- Pedro Bento(5): Marcou o ritmo de jogo do CCB e voltou a ser o tal "maestro". A sua exibição foi marcado pelos golos bonitos(remates certeiros em zonas quase sem ângulo e um chapéu perfeito) e por muito trabalho no meio-campo. Assim, leva o Toyota para "Melhor em Campo"(como na edição antiga da Taça Intercontinental).
- Joaquim(3): Foi, juntamente com David, aquele que menos deu nas vistas. Marcou um golo esquisito, após ressalto, e deu força à equipa, comprometendo a manobra ofensiva dos adversários.
- Toni (4): Marcou 3 golos e é cada vez mais um jogador de equipa. Tem posto a sua qualidade em prol do colectivo e isso reflecte-se nas suas boas prestações, onde já se registam poucos remates precipitados e uma eficácia crescente. Amoreira e Sporting da Vinha estariam, certamente, interessados no seu regresso.
- Jorge (4): Deixou-se de trivelas e, depois de ter mostrado qualidades de cabeceador há duas semanas, marcou de calcanhar. Assim, foi protagonista de um belo momento no Playhouse, sem que para isso fosse preciso fazer amor com alguém. Fez um hat-trick e promete ingressar na equipa do Vitória Futebol Clube, participante na 2ª Divisão Distrital em 2007/2008.

SCP:
- Tiago (2): Abriu a capoeira pelo menos duas vezes e esteve muito abaixo da prestação anterior. Num dos lances de golo de Jorge, fez lembrar os áureos tempos da Ivica Kralj, atirando o esférico para os pés do ponta-de-lança contrário. Foi a sua exibição menos feliz desde o início d´A REBOLA.
- Cabica (2): Foi surpreendido pelo ritmo da equipa contrária. Se é verdade que cometeu alguns erros, também é certo que o Polga de Palmela continua desapoiado.
- Simão (2): É quem tenta começar a construir jogo no processo ofensivo, indo buscar a bola atrás para procurar linhas de passe. Revelou-se, porém, pouco decisivo, protagonizando poucos momentos de relevância na manobra da sua equipa. Vai ter de esperar outra oportunidade para chamar a atenção dos olheiros do Leça.
- António (3): Marcou por uma vez, atirou uma bola ao poste e outra à barra. Foi dos mais inconformados, é certo, mas não esteve ao nível habitual. Tendo em conta o desacerto geral, seria totalmente injusta a nota negativa, uma vez que foi o elemento sem colete que mais se destacou.
- Diogo (2): Precisa, urgentemente, de ser mais prático. Procura combinar com António demasiadas vezes, esquecendo-se dos jogadores mais discretos. Devido à sua forma de jogar, é recompensado quando é eficaz e muito penalizado quando não o é. Porque tem talento para isso, devia construir mais jogo para a equipa, tornando-se, assim, mais regular.
- João (3): Marcou por duas vezes, razão pela qual é dos poucos que merece nota positiva. Esperou muitas vezes que lhe entregassem a bola quando estava bem colocado, mas não teve sorte. Ou o estilo de jogo muda e aproveita o seu bom sentido posicional, mantendo-se no ataque, ou então mais vale ajudar na defesa, emprestando força física à sua equipa.

Jornaleiro da Semana: Tiago Gonçalves

22 comentários:

Anónimo disse...

Acho que acabo de perder o emprego... Mas não faz mal, abdico do meu salário principesco para poder ler outras visões sobre os clássicos do indoor.

Aproveito a ocasião para fazer um breve balanço individual dos elementos do SCP desde que a Rebola existe:
- Tiago: curiosamente parece-me ter perdido alguma eficácia desde a existência do jornal. Terá dificuldades em lidar com a pressão? De qualquer maneira, tirando um ou outro pato, e ontem houve alguns, penso que o seu ponto mais fraco é a pouca decisão com que sai da baliza. Há que rever.
- Cabica, Simão e João: a qualidade técnica de ambos os três não é brilhante, mas seria suficiente se a capacidade física fosse, ao menos, razoável. Mas não é e isso prejudica muito. Além das dificuldades na recuperação defensiva, também se nota muito no processo ofensivo: basta a bola ser colocada um metro atrás ou à frente do local onde eles estão e não conseguem ter reacção para ir buscá-la. Quantos lances não temos perdido assim.
- Diogo: é o maior mistério da equipa. Tem capacidade técnica a rodos, mas não faz uso dela, precisamente porque quer mostrar o repertório todo de cada vez que tem a bola. Muitos lances ofensivos se perdem por não saber/querer passar a bola no momento certo. Joga quase sempre sozinho ou com o António, apostando pouco nos outros companheiros. Assim, a não ser que marque cinco ou mais golos num jogo, arrisca-se a ter sempre nota negativa.
- António: merece a nota mais elevada até agora. Mais expedito a jogar e a fazer jogar, raro tem sido o jogo em que tem desiludido. Devia ser um bom exemplo para Diogo.

Jorge disse...

Uma das melhores crónicas de sempre, nestes longos anos de sobrevivência d'A Rebola, acaba de se revelar um excelente cronista a juntar-se ao outro já com provas dadas, o Jornaleiro de Folga.
Esperemos ainda por verificar as qualidades do outro candidato, o Zé da Boia.

Jorge disse...

faltou ainda fazer referência ao remate de cabeça, de cima para baixo, como mandou as regras (quais???), que me deixou atordoado a passe de Birrento, além de uma outra tentativa a passe de Pedro Bento, que não foi concretizada por jogo prigoso de Diogo, ao levantar o pé (ou será que eu baixei a cabeça?), e ainda a paragem de peitos, que quase entrava, para a baliza, depois de fazer um barulho um tanto ou quanto estranho (boc), a passe/remate de David.

Anónimo disse...

Há algo que não foi mencionado na crónica, mas teve influência no desenrolar do encontro: um elemento com colete jogou sem colete. Pelo menos a mim ele enganou-me algumas vezes. Não só o deixava sem marcação por pensar que era dos nossos, como deixava outros elementos com colete sem marcação por pensar que esse outro elemento estava a marcá-los. Se o técnico de equipamentos dos com colete não for despedido fica lançada a suspeição nos campeonatos indoor.

Anónimo disse...

Não foi por aí que levámos a tareia que levámos, mas acuso tb as minhas dificuldades em relação ao jogador amarelo. Até as confessei durante o jogo ao Jorge Jardel Trivela Madjer de Sousa.

Para além desta importante questão, a bola continua a ser redonda e, por conseguinte, a atrapalhar q.b. os meus desempenhos. É uma vergonha.

Anónimo disse...

Eu não sou candidadto a jornaleiro, nem cronista, eu sou candidato a presidente, treinador do SCP principal.

PS- Se Futre e Figo são futuros candidatos presidenciais do SCP
Se Balakov,Zico, Jorge jesus e Jorge Gabriel são candidatos a treinadores, então eu também sou.

Anónimo disse...

Vou revelar um dos meus pecados, e vou revelá-los porque o fair play não é nenhuma treta.
Um dos meus principais problemas é a capacidade físisca, (mas não mental como disse há uns dias) sim (principalmente as cãbrias (Jorge Jesus dixit), pode parecer contraditório, mas não o é, faço desporto 4 vezes por semana, sendo que 3 dias são dedicados a natação terapeutica (os médicos dizem para não jogar futebol, ora isso na prática também não acontece, portanto...,) devido a problemas lombares, portanto tento-me poupar ao máximo no Indoor.
Outro dos problemas prende-se com o facto de querer ler o jogo em permanencia, confiando e confio nos meus camaradas, companheiros, mas por vezes quando penso que eles lêem o jogo como eu tal não acontece.
Outro problema falta de apoio defensivo, porque onde me sinto á vontade a jogar é nas laterais ou à frente da defesa.

PS-Portanto pessoal antes de cada jogo, palestras, já vi que ninguém da minha equipa lê os meus sistemas tácticos, sem resultados práticos.

Anónimo disse...

Pra finalizar, o que é o café diz ao Nescafé?

Nescafé nés nada.

Anónimo disse...

Para quando o pedido de desculpas da "Rebola" sobre o meu golo não anotado na jornada anterior a esta? Cada vez me convenço mais que este jornal é tendenciosamente com coletense. Quem escreve é do SCP, mas as directrizes editoriais devem ser impostas por alguém do CCB.

Anónimo disse...

Interessante será verificar as estatisticas de presenças ao final de 37 jogos de futebol indor, e analizar as diferenças comparado com á 4 jogos atrás.

Classificação/Número de participações/Nome
14/13/Luis
13/15/Diogo
12/16/Simão Neves
11/19/Joaquim Batoque
10/20/Pedro Cabica
9/21/Roman Bayer
8/26/António Santana
7/29/Toni
6/29/José Vieira
5/30/Nuno Castanheira
4/30/João Ventura
3/31/Tiago Gonçalv.
2/36/Jorge Sousa
1/36/Pedro Bento


De referir, a subida de Diogo, ultrapassando o antigo Luis, com 15 participações, a subida de Cabica a ultrapassar em 1 participação o Joaquim, e também a queda de José Vieira, a ser ultrapassado por Castanheira, e ainda mais surpreendentemente por João Ventura, com uma regulariedade a subir de nivel.

Em relação ao pódio, continua a ser partilhado por Tiago, Jorge e Pedro.

Jorge

Anónimo disse...

Também de uma análise interessante, será, o top de marcadores.
Nesta contagem apenas entram os jogos onde ouve registo de golos e marcadores, com 2 ou mais participações:

Class./Nome/Núm.Jogos feitos/Média de golos por Jogo

15/Simão Neves/4/0,0
14/Tiago Gonçalv./4/0,0
13/Mikael/3/0,3
12/Roman Bayer/4/0,5
11/José Vieira/5/0,6
10/Pedro Cabica/5/0,8
9/João Ventura/6/1,0
8/Joaquim Batoque/4/1,0
7/Pedro Bento/7/1,6
6/Nuno Castanheira/5/1,8
5/António Santana/7/2,0
4/Jorge Sousa/7/2,0
3/Diogo/7/2,3
2/Carlos Eduardo/2/3,0
1/Toni/7/3,3

Desta vez, em primeiro destacado, o Toni com 3,3 golos por jogo, seguido de Carlos Eduardo, devido a ter participado apenas em 2 jogos, e em 3º Diogo, com 2,3 golos por jogo.

Anónimo disse...

Já constam nas estatísticas os golos não anotados?

Assistências para golo?

Anónimo disse...

Correcção: Pedro cabica (6) média:1

Deslulpem lá mas não me conformop :)

Anónimo disse...

Resta-me a consolação de ser o elemento defensivo com mais golos marcados 10/6/1,0.

Melhor que isto só o Kaiser :)

Ps- Também devo ser o que tem mais autogolos marcados 2
Melhor que isto só o Nelson dos lampiões :)

Anónimo disse...

Para os miúdos da minha equipa que têm a mania que a técnica é fintar, fintar e voltar a fintar, normalmente para perderem a bola, aqui vai o link do último golo do Manchester United frente ao Everton. O gajo chama-se Chris Eagles, tem 21 anos e fez a sua estreia na Premier League, jogando os últimos 12 minutos. Não precisou de grandes dribles, apenas de um toque para tirar o defesa da frente e depois marcou com uma técnica simples, mas espectacular. Para nós a prioridade é fintar, para os outros é marcar golos. Por isso dinamarqueses, gregos e outros países obscuros já foram campeões europeus e os tugas ficam sempre a chuchar no dedo, convencidos de que jogam bem e perdem por azar. Chavalos, ponham os olhos nisto e melhorem os vossos pontos fracos, pois ainda vão a tempo. Eu já não.

http://www.youtube.com/watch?v=f_3DY1hntWY

Anónimo disse...

Jonh, nós já não somos chavalos, eu também já tinha dado o exemplo de um passe do Keane, rodeado de 3 adversários (meio golo), mas vamos sempre a tempo, eu sou o mais velho da equipa, mas ainda me sinto um chavalo...lol.

PS- mais vale um bom passe, que uma série de dribles, perde-se menos tempo, há mais objectividade, o futebol torna-se mais directo e eficaz. O drible traz mais beleza ao jogo, mas só deve ser posto em prática quando não existem as chamadas linhas de passe, quando estamos em situação de desvantagem numérica no ataque, por norma quando defendo nos nossos jogos estou em situação de desvantagem numérica na defesa e raramente os adversários me driblam, utilizam o passe. O drible só deve ser utilizado em ultimo recurso, mas também como ninguém liga ás minhas tácticas e opiniões, tenho a dizer que os dribles são uma treta...
Mas por sigam os conselhos do nosso jornaleiro de serviço...

Anónimo disse...

Porque é que os alentejanos têm uma cadeira aos pés da cama?

Para quando se levantarem se puderem sentar

Anónimo disse...

Hoje mais um derby!
no Playground to Pinhal Novo!

com um novo Jornaleiro, Pedro Cabica, ou seja, o retornado Z
e da Boia!

Anónimo disse...

Jorge, jornaleiro não sou nem o pretendo ser, a semana passada jurei que escrevia esta semana, mas quem mais jura mais mente...como diria Erikson vámós vér...

Há vários factores que me dificultam a escrita das crónicas e passo a enumerá-las:

1º Falta de talento

2º Falta de condições técnicas (Só possuo computador no local de trabalho,que começa a apertar cada vez mais, hoje não estou ao serviço porque necessito de tratar de assuntos pessoais, escrevo numa Biblioteca Pública.

3ºFalta de isenção

4º Falta de capacidade de resumo

5º A crónica deverá levar para aí uma semana a ser escrita, onde que eu tenho computador para amanhã isto estar pronto?

6º Provável lesão nos dedos

7º Provável lesão nos braços

8º Provável lesão na vista

9º Confirmação de cérebro lesado

10º Quando é que a Rebola pde desculpas sobre o golo não anotado ao Zé da Boia á 2 semanas atrás?

Anónimo disse...

será uma boa altura para através de uma crónica tua, se proceder ao pedido de desculpas oficial (por ti mesmo :) )
Palavra é palavra, e se disseste que fazias a crónica, tens que te desenrascar, ou arranjas outro voluntários, mas se não arranjares, lá terás de ser tu.

Anónimo disse...

Agora muito a sério, eu prometo tentar escrever uma suposta crónica, mas esta senmana é muito díficil,se houverem mais voluntários, fico grato.
De facto o volume de trabalho na minha profissão tem vindo a aumentar,hoje já não conseguiria escrever, amanhã também não, o tempo que tinha para escrever numa biblioteca não pde ser compensado porque tenho tratamentos de natação terapeutica e vou trabalhar durante parte da noite,portanto a única solução alternativa seria no Sábado por volta das 18h00; 18h30 se tudo correr como previsto.

Anónimo disse...

Equipa, hoje vamos jogar como se tivessemos a jogar ao "meinho".
Entenderam?

PS- Os CCB devem ter entendido, mas também dúvido muito que joguemos assim...